Manual de Apoio – Acesso ao Domínio e Office 365

1. Validade das Passwords

  • Por motivos de segurança, a palavra-passe da rede expira periodicamente (a cada X meses).
  • Após longas pausas (ex.: férias), é comum a palavra-passe ter expirado ou ter sido esquecida.

Nota: A mesma password é usada no login do computador do domínio e no Office 365 (Teams, Outlook, OneDrive, SGE, SIGRHARA, WIFI (WIFI-EDU) etc.).

2. Quando a Password Expira

  1. Ligue o computador da escola (ligado ao domínio).
  2. Ao iniciar sessão, será pedido para alterar a password.
    • Introduza a password antiga.
    • Escreva a nova password (mínimo 9 caracteres, com maiúsculas, minúsculas, números e símbolos).
  3. Use a nova password em todos os serviços (PC, Office 365, Teams, Outlook, OneDrive, etc.).

3. Esqueceu-se da Password

Se não se recorda da palavra-passe, pode recuperá-la diretamente, desde que já tenha registado previamente os seus dados (e-mail pessoal, número de telemóvel ou Microsoft Authenticator).

Na página de login do Office 365, clique em “Esqueci-me da minha palavra-passe” e escolha um dos métodos de recuperação:

  1. E-mail pessoal – Recebe um link ou código no endereço pessoal registado.
  2. SMS – Recebe um código por mensagem de texto no telemóvel registado.
  3. Chamada telefónica – Recebe uma chamada para confirmar a identidade.
  4. Microsoft Authenticator – Aprova a notificação diretamente na aplicação.

Depois de validar um destes métodos, poderá criar uma nova password e utilizá-la no computador da escola e em todos os serviços do Office 365 (Teams, Outlook, OneDrive, SGE, SIGRHARA etc.).

Nota: Se não tiver nenhum método de recuperação registado, não será possível recuperar a password por conta própria.

4. Autenticação Multifator (MFA)

Por segurança, além da password, é pedido um segundo fator de autenticação. As opções são:

  • Mensagem SMS (código por SMS).
  • Chamada telefónica (recebe uma chamada para confirmar o login).
  • App Microsoft Authenticator (notificação no telemóvel).

Recomendado: Microsoft Authenticator

  1. No telemóvel, abra a loja de apps (Google Play / App Store).
  2. Instale Microsoft Authenticator.
  3. Associe a conta da escola (será pedido no login).
  4. Confirme a notificação sempre que entrar no Office 365.

5. Boas Práticas

  • Atualize a password sempre que for notificado.
  • Guarde a nova password de forma segura (evite papel visível).
  • Certifique-se de que tem acesso ao telemóvel registado para MFA.
  • Após férias longas, teste o login antes das aulas começarem.

6. Impressoras no Domínio

  • Ao iniciar sessão num computador ligado ao domínio da escola, as impressoras disponíveis serão instaladas automaticamente.
  • Não é necessário instalar manualmente controladores.
  • As impressoras configuradas podem ser usadas em qualquer sessão feita dentro do domínio.
  • Se uma impressora não aparecer, reinicie o computador e volte a iniciar sessão no domínio.

Apoio Técnico

Em caso de dificuldades:
– Aceda à intranet da escola e registe o pedido no ESMA Helpdesk.

 

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